“…De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;
porque isto é o dever de todo o homem.
Eclesiastes 12:13

Como os versos de Eclesiastes nos ensinam! São palavras de sabedoria que nos mostram, numa formação de nossa consciência, a tudo o que se é e o que se faz na juventude. Palavras de quem tem conhecimento de causa.

No capítulo 10 por exemplo, vemos que, mesmo na posição de governadores ou líderes, muitos agem como tolos, de forma insensata, expressando vaidades, utilizando argumentos inúteis. Nos versos 8 ao 15 observamos a loucura desses tolos em suas ações e palavras. A dica é: falar menos pode caracterizar sabedoria e, de quebra, equilibra a ira do rei.

Já nos versos 16 e 17, um lamento que recai sobre a terra, cujo líder é menino, e seus príncipes começam a beber cedo. A consideração do sábio é: a terra feliz é aquela onde os príncipes são comprometidos com o bem do povo.

E no capítulo 11, os bons conselhos iniciam para que as pessoas sejam generosas, depois para que sejam diligentes, cuidadosas. O pregador orienta que o homem sábio faz o que se tem que fazer. Este homem é bem diferente do preguiçoso, que fica olhando o tempo, procura saber das horas, observa o céu, formato das nuvens e gasta seu tempo com o que tiver na frente só para se livrar da tarefa!

Esse capítulo termina com bons conselhos para os jovens. Bem, essa parte é bem difícil de praticar hoje, ainda mais quando muitos jovens não reconhecem sabedoria e possibilidade de aprendizado com pessoas de mais idade. Aconselhá-los que busquem alegria e prazer na vida não é muito necessário, não é mesmo? Porém, fica no texto uma afirmação muito pertinente: “sabe, porém, que de todas as coisas Deus te pedirá conta”.

Por fim, o capítulo 12 é mais objetivo em bons conselhos. Quando o pregador inicia o conselho com a frase “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade (…)”, ele descreve toda a trajetória da vida até o momento da morte, e detalha algumas fases do processo de envelhecimento que realmente nos assustam. A incessante busca por prazer, poder, riquezas e posições não passam de vaidade. Ainda, no fim da vida, quando o nosso dia chega, não há o que se fazer, não tem mais volta.

Devemos ter cuidado porque tudo o que passa da medida toca na linha tênue da loucura, da tolice. A vida cristã madura e equilibrada há de ser sempre sadia em tudo o que é e em tudo o que faz. A conclusão do livro de Eclesiastes define muito bem as lições e conselhos do livro todo. É o versículo que abre este texto. Devemos ficar sempre atentos para os conselhos do sábio: Temer a Deus e guardar seus mandamentos!

por Andrey Wasser Pintor
Conselho Administrativo