“Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” II Timóteo 2:3

A palavra de Deus, por meio da Carta a Timóteo, nos convida a participar de Seu exército.  Mas não de qualquer modo e, sim, “como um bom soldado de Jesus Cristo”. Quando Paulo escreveu esta carta, passava pela solidão da prisão, com poucos recursos, nem os mais simples, que tanto valor nós damos. Ali ele percebia que sua vida estava chegando a um provável fim, mesmo nestas condições falou ao seu filho na fé, Timóteo, como ser um bom soldado de Jesus Cristo.

A Bíblia está repleta de relatos a respeito de alguns servos que faziam parte de exércitos. Dentre eles, podemos enxergar Davi, em sua vida de obediência e submissão. No capítulo 30 de I Samuel, vemos Davi passando por um período de angústia e choro, natural de qualquer ser humano, devido ao fato do povo planejar apedrejá-lo.  Porém, ele, enquanto soldado, não poderia permanecer inerte ao que estava ao seu redor, por isso buscou forças no Senhor. Pois dEle vieram todas as forças necessárias para o momento…

Todos temos momentos de fraquezas, angústias, solidão e tristezas, porém nosso diferencial é buscar a Deus e ouvir a voz do Espírito Santo. Se Davi se deixasse levar pela voz dos outros, estaria sem ânimo, permaneceria amargurado, tanto quanto os outros estavam e, por consequência, não teria resultados positivos.

Davi recobrou seu ânimo, animou seus soldados e juntos foram “atrás do prejuízo”. No caminho encontram um egípcio adoentado (I Samuel 30:13).

“Então, Davi lhe disse: De quem és tu e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou porque adoeci há três dias.”

A primeira reação de Davi foi socorrer o homem que estava no chão, dando-lhe o que necessitava no momento, ofereceu espontaneamente água (refrigério e vida), pão (sustento da vida e alimento), passas (alimento básico da época, por ser de fácil transporte) e figo (que florescia facilmente, mesmo em solo pedregoso). Não questionou o fato de ser um rival. Viu, naquele homem ferido, um soldado em potencial para seu exército. Ele estava atento, e entendeu que aquele homem era a providência que Deus havia enviado para suprir sua necessidade.

Precisamos enxergar com os olhos de Deus e entender Sua voz nas oportunidades por Ele apresentadas. Cada oportunidade tem seu propósito e tudo coopera para o bem dos que amam a Deus!

Assim é com a Associação Ibebense, entendemos como chamado a atuação nas áreas Educacional e Assistencial.  Nos colocamos diante do altar de Deus, buscando servir ao Senhor como bons soldados e restaurar as vidas que estão feridas.

Pra. Fátima Malinoski
Associação Ibebense